Sobre Mim
João Velez Mendes"E por isso, fotografamos. Porque talvez assim as coisas não morram - como todas as coisas devem morrer, naturalmente - e fiquem, sei lá eu, suspensas para sempre numa folha de papel onde imprimimos um instante que, todavia, já sabíamos que nunca mais voltaria." - "Ukuhamba", Miguel Sousa Tavares
É-me impossível pensar numa memória em que a fotografia não esteja presente na minha vida. Vindo de uma família de fotógrafos, cresci entre estúdios, câmaras escuras, bobines de papel e rolos de revelar. É-me difícil então perceber onde acaba o João como pessoa e o João como fotógrafo - acredito que muito do que sou, como pessoa e profissional, aprendi pela fotografia e pela capacidade e poder inigualável de saber que há maneira de fazer com que momentos durem eternamente numa folha de papel.
Levava máquinas fotográficas para a escola quando ainda nem sabia dizer propriamente `Sorri´- e apesar de ter começado a minha formação em Direito, logo percebi que não podemos fugir dos nossos sonhos. E é isso a que hoje me dedico de corpo e alma: a fazer de tudo para eternizar os vossos.